Muito mais que Oktoberfest: atualize seus motivos para se orgulhar de ser catarinense

primeiro desfile sábado oktober (193)

Chegou a época do ano mais festiva em Santa Catarina: a Oktoberfest em Blumenau e outras várias festividades movimentam todo o Vale do Itajaí.  É bonito de ver o quanto boa parte da nossa população se orgulha de suas raízes e manifestações culturais. Este também é o momento em que o estado ganha espaço na imprensa nacional e as pessoas te encontram e dizem “vi sua terra na televisão ontem à noite”.

Ufa, para quem passa o ano todo explicando que Curitiba não é a nossa capital, ou que ser catarinense não é ser gaúcho, é muito bom ver os holofotes sobre o estado!

Pois bem, lhes conto que desde que cheguei ao Rio de Janeiro tenho pesquisado bastante para ter bons argumentos na hora de conversar sobre Santa Catarina com os cariocas. Creio que este é um bom momento para reunir alguns dados antigos e atuais e compartilhar com vocês.

Vejam minha lista com 7 motivos de orgulho!

7. SC está entre os estados brasileiros com melhor IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado a cada 10 anos, é o resultado de uma série de fatores avaliados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, basicamente, demonstra a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.

Santa Catarina tem um IDH excelente: 0,774. Estamos em terceiro lugar, atrás apenas do Distrito Federal (0,824) e de São Paulo (0,783) — nossos vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo, ocupam a 5ª e 10ª posição respectivamente.

6. Três cidades catarinenses estão entre as 10 mais desenvolvidas social e economicamente do país

Quando o assunto é o IDH dos municípios, três cidades catarinenses aparecem entre as 10 mais desenvolvidas do país: Florianópolis (3º), Balneário Camboriú (4º) e Joaçaba (8º) — a título de curiosidade: esta última é a minha terra natal. 🙂

5. Cinco cidades catarinenses são destaques nacionais em melhoria do sistema educacional

Recentemente a revista IstoÉ divulgou seu ranking anual das ‘Melhores Cidades do Brasil’. Nele, cinco dos nossos municípios se destacam por apresentar significativas melhorias na educação.

No top five das cidades de grande porte estão Blumenau (1º lugar) e Joinville (3º). Já entre as médias destacam-se Balneário Camboriú (1º), Jaraguá do Sul (2º) e Indaial (5º).

4. Chapecó está entre as três cidades brasileiras onde há mais ‘esforço de empreender’

Destaque como a capital brasileira do agronegócio, Chapecó, no Oeste do estado, é a segunda cidade que mais gerou novos postos de trabalho no último ano, mesmo com o aumento do desemprego no restante do país. Isso faz dela uma das três cidades brasileiras onde o esforço do empreendedorismo gera desenvolvimento econômico e social — as outras são Curitiba e Prudentópolis (PR).

3. SC é o estado de maior destaque quando se trata de tecnologia digital

Vale a pena conferir a categoria ‘Digital’ do ranking da IstoÉ. Florianópolis, Balneário Camboriú e Cocal do Sul lideram o que a publicação chamou de “Vale do Silício brasileiro” por suas constantes inovações tecnológicas para conectar administração pública, empresas e cidadãos — São José, Itapema, Joaçaba e São Miguel do Oeste também figuram na lista.

População exigente e conectada

O estado também é o maior destaque quando o assunto é a melhoria dos serviços públicos a partir das exigências feitas pela população por meio da internet.

…e tecnologicamente equipada

Ao analisar a disponibilidade de computadores e telefones celulares nos domicílios, vemos Balneário Camboriú, Florianópolis e São José encabeçando a lista das cidades mais conectadas do Brasil. Entre as pequenas, Itapema ocupa o segundo lugar.

2. SC tem a menor taxa de desemprego do país

Num ano em que o fantasma do desemprego voltou a assustar os brasileiros, os catarinenses podem ficar um pouco aliviados: a taxa de desemprego do estado é de apenas 3,9% ante 8,3% da média nacional, de acordo com a última divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), feita pelo IBGE.

1. Catarinenses têm imagem de um povo ordeiro e trabalhador

Para fechar com chave de ouro, compartilho com vocês uma experiência pessoal: logo que cheguei ao Rio fiquei impressionado com a boa reputação que os sulistas em geral têm por aqui. Apesar de não conhecerem muita coisa sobre Santa Catarina, as pessoas sempre citam ‘organização’ e ‘trabalho sério’ — “festa só durante a Oktoberfest” — como os dois atributos que lhes vêm à cabeça quando pensam no estado.

Nós sabemos que estes dois predicados são muito verdadeiros, não é não? 😉

*Foto: Jaime Batista da Silva (Blog do Jaime)

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome