Apesar da expectativa de cumprimento de um acordo com a comunidade indígena, a Polícia Militar teve de usar a força para desobstruir a Barragem de José Boiteux na manhã deste domingo (8). Ao menos três indígenas foram feridos.
Após a ordem do governador Jorginho Mello para fechamento das comportas na noite de ontem, técnicos da Defesa Civil e várias equipes da Polícia Militar se deslocaram para a barragem na expectativa de efetivar a operação.
Mas parte da comunidade indígena local bloqueou a passagem das equipes e houve negociação durante várias horas. Inclusive, uma decisão judicial que permitiu a operação envolveu um acordo com reinvindicações da população.
Mas na manhã deste domingo ainda haviam indígenas ocupando o local e protestando. A tropa de choque usou bombas de efeito moral para a desobstrução. Três indígenas sofreram ferimentos por balas de borracha e foram hospitalizados.
Técnicos já estão trabalhando na casa de máquinas para efetivar o fechamento das comportas e mitigar os efeitos da enchente no Vale.