segunda-feira, 22 de julho de 2024
19.4 C
Blumenau

Santa Catarina terá temporais isolados até o domingo

A passagem de uma frente fria pelo mar combinada a sistemas de baixa pressão e ainda ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, voltam a favorecer a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais em Santa Catarina. As chuvas começaram ontem, mas ocorrem principalmente nesta quinta-feira (9).

Segundo comunicado da Defesa Civil, até o domingo (12) são esperados temporais isolados entre as tardes e noites, com exceção de hoje, quando essa condição se estende por todo dia, a começar pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Com os temporais são esperados raios, chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. De forma pontual, os volumes de chuva podem ser elevados especialmente no Vale do Itajaí e Planalto Norte, sendo que não será abrangente no estado. Isso só deve ocorrer a partir da segunda-feira (13) com a formação e passagem de uma nova frente fria que mantém o tempo nublado e com chuva recorrente.

Sol entre nuvens - foto de Filipe Rosenbrock
Sol entre nuvens – foto de Filipe Rosenbrock

Riscos associados

Mesmo com a previsão de chuva e temporais frequentes, as temperaturas seguem elevadas no estado assim como se mantém a sensação de ar abafado, sobretudo no interior catarinense. Considerando que o solo vai se manter encharcado e os rios com níveis elevados, o risco que já está aumentado para deslizamentos e inundações, tende a aumentar ainda mais ao mesmo tempo em que retornam os riscos para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas