quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
36.4 C
Blumenau

Renato Borghetti se apresenta com a Orquestra de Câmara de Blumenau

A Orquestra de Câmara de Blumenau encerra o projeto “Música para a Vida” em um concerto gratuito (29) a partir das 20h, na Vila Germânica, com a participação especial do músico Renato Borghetti. O espetáculo apresentará ao público músicas eruditas e populares, com canções características da região fronteira do Sul do Brasil, mesclando ritmos brasileiros, uruguaios e argentinos.

De acordo com o diretor artístico, Daniele Girardello, a colaboração entre artistas de estilos diferentes oferece uma experiência única e enriquecedora para o público.

Esse tipo de encontro não só quebra barreiras entre gêneros, mas também cria uma sinergia que pode resultar em obras verdadeiramente inovadoras”, afirma. Há cerca de 20 anos, o acordeonista faz show junto com a Orquestra, em projetos pontuais.

Renato Borghetti e Orquestra de Câmara - foto de Ricardo Silva
Renato Borghetti e Orquestra de Câmara – foto de Ricardo Silva

Renato Borghetti

No seu primeiro álbum, gravado em 1984, ganhou o primeiro disco de ouro da história da música instrumental. Com um estilo único e a sua gaita ponto, tem realizado diferentes leituras de obras da música do Rio Grande do Sul, agregando influências de outros estilos brasileiros e internacionais.

Borghetti mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Idealizado por Borghetti, em 2010 nasceu a Fábrica de Gaiteiros, um projeto de resgate cultural do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, voltado a educação musical através da gaita para crianças e jovens de 7 a 15 anos.

Orquestra

Desde 1981, a Orquestra eleva o nome de Blumenau e do estado de Santa Catarina para os principais palcos nacionais e internacionais. Apoiada por empresas privadas, sua trajetória consiste em projetos culturais que buscam difundir a música clássica e em alcançar um grande público.

A orquestra realizou diversas turnês pelo Brasil e algumas no exterior, em que se apresentaram em famosas salas de concerto da Europa, como a Semana de Praga e o Mozarteum de Salzburgo.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas