quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
36.9 C
Blumenau

Tarifa de gás natural terá redução de até 8,3% em Santa Catarina

Trabalho de expansão da rede de gás natural - foto de Cassiano Ferraz / SCGÁS
Trabalho de expansão da rede de gás natural – foto de Cassiano Ferraz / SCGÁS

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) publicou no dia 15 de dezembro uma resolução que atualiza as tarifas da SCGÁS a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Haverá uma redução média  de até -8,3%.

De acordo com a normativa, o custo do gás a ser repassado em tarifa média para os segmentos terá redução estimada de -8,29%. O custo do gás e do transporte, somado aos tributos sobre venda corresponde a 84% do valor total da tarifa.

Conforme a resolução, as atualizações para os diferentes segmentos atendidos passam a vigorar a partir de janeiro de 2024, com os efeitos médios tarifários a seguir:

  • Automotivo: -8,59%
  • Industrial: -8,31%;
  • Comercial: -5,77%;
  • Residencial: -4,63%;

No início deste ano, a SCGÁS já havia anunciado uma redução média de -10% na tarifa do energético. Em julho, o reajuste foi de -12,4% para os segmentos. Considerando os reajustes de janeiro e julho de 2023 em conjunto com o de janeiro de 2024, a redução média totalizará -27,9% no custo do Gás em Santa Catarina.

Enquanto outros combustíveis oscilam seus preços esporadicamente, o Gás Natural recebe apenas dois reajustes ordinários durante o ano. A tarifa praticada pela SCGÁS é regulada e os repasses acontecem em janeiro e julho.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas