quinta-feira, 20 de junho de 2024
18.3 C
Blumenau

Governo catarinense vai descontar faltas de professores grevistas

Em meio a greve de uma parte dos professores da rede estadual de Santa Catarina, a Secretaria de Educação informou ontem (30) que irá descontar as faltas injustificadas. Segundo comunicado, cerca de 10% dos profissionais estão em greve.

O Governo Estadual informou que Santa Catarina paga a maior média salarial da região Sul aos profissionais da Educação, superior em cerca de 15% à paranaense e aproximadamente 50% maior que a gaúcha.

Informou que irá elevar em 100% o vale alimentação e trabalhava num concurso para contratar 10 mil novos profissionais na Educação. Também comunicou que fará o desconto das faltas injustificadas dos professores grevistas.

Professores temporários estão sendo chamados para suprir a ausência dos grevistas. O Governo informou que a negociação sobre remuneração dos professores só será retomada assim que essa pequena parcela de professores retorne para a sala de aula.

ECIM EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo - foto de Ricardo Wolffenbuttel
ECIM EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo – foto de Ricardo Wolffenbuttel

Pedidos da categoria

Entre os pontos pautados pela categoria, estão o reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação do desconto de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, e demais profissionais da educação.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), Evandro Accadrolli, falou sobre a negociação. “Queremos propostas concretas para a categoria. É fundamental que o Governo de Santa Catarina negocie com os trabalhadores e trabalhadoras da educação, não podemos mais esperar”.

Sobre o pedido de descompactação da folha, o custo seria de R$ 4,6 bilhões. Isso seria inviável segundo o governo estadual.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas