quarta-feira, 19 de junho de 2024
22.8 C
Blumenau

Definida data de apresentação da comissão de seleção do alistamento

Já está disponível a data de apresentação da comissão de seleção para os jovens que fizeram o Alistamento Militar e que nasceram no ano de 2005. Para conferir o dia e horário para comparecer ao 23ª Batalhão de Infantaria de Blumenau os jovens devem verificar o site alistamento.eb.mil.br

Ao acessar o site, basta clicar em “já me alistei” e na próxima aba selecionar a opção “acompanhar alistamento”, nessa parte, junto com o número do CPF e a senha do Gov.br, é possível verificar as informação que ficam disponíveis até o dia 31 de julho. Vale ressaltar que as orientações não são enviadas por SMS, WhatsApp ou e-mail, sendo o site o único meio de informação.

As datas de apresentação deste ano são do dia 1º de agosto a 6 de setembro e cada cidadão que se alistou tem um dia e horário específico para comparecer. Quem perder a apresentação ficará em débito tendo que pagar uma multa.

Cerimônia no 23º Batalhão de Infantaria - foto do Exército Brasileiro
Cerimônia no 23º Batalhão de Infantaria – foto do Exército Brasileiro

Serviço Militar

O Serviço Militar contempla uma série de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreende a mobilização de pessoal e todos os encargos com a defesa nacional.

Quem deve se alistar?

Todo brasileiro do sexo masculino, por lei, deve se alistar ao completar 18 anos. Assim, o cidadão se coloca à disposição para servir o país, em uma possível convocação. Além disso, no processo de alistamento pode ocorrer do jovem ser selecionado para fazer parte do Serviço Militar Inicial.

Como se alistar?

Para se alistar é necessário que o cidadão compareça à Junta Militar do município, ou faça o processo online dentro do prazo, sendo nos primeiros seis meses do ano.

Documentos Necessários

Existem duas formas de alistamento, presencial ou online. Cabe as pessoas escolher a melhor forma de cumprir com a obrigação. Depois do alistamento o homem fica à disposição do Serviço Militar até completar os 45 anos.

Para se alistar de forma presencial é necessário comparecer até a Junta Militar mais próxima, levar um documento com foto e CPF, e preencher a ficha de alistamento. De forma online é preciso acessar o site do alistamento e clicar em “Quero me Alistar”, depois basta informar se mora no exterior e se tem algum problema de saúde; no caso negativo para as duas opções é só selecionar a área “alistamento militar”. Depois basta entrar no portal com os dados de login do Gov.br e por fim informar o CPF e preencher a ficha de alistamento.

Além de fazer o alistamento militar é necessário que todos os cidadãos participem do processo de juramento à bandeira. Este é um procedimento obrigatório, e caso não seja feito impede o recebimento do Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI).

Documentos
– Certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente);
– Comprovante de residência ou declaração assinada;
– Documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas