quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
24.9 C
Blumenau

Defesa Civil reinicia operação das barragens de contenção de cheias

Barragem de Ituporanga - foto da Secom
Barragem de Ituporanga – foto da Secom

Na manhã desta segunda-feira (27) a Defesa Civil de Santa Catarina iniciou o fechamento das Barragens Oeste e Sul, vitais para o Vale do Itajaí. O fechamento das comportas tem por objetivo reduzir os níveis dos rios nos municípios.

Um comunicado da Defesa Civil informou que o fechamento deverá proporcionar aos rios uma maior capacidade de absorção diante do aumento da vazão causado, já que Santa Catarina terá uma nova semana chuvosa.

De acordo com o aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil, são esperados grandes volumes de chuva para a terça trazendo risco muito alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas, e alto para inundações na Bacia do Rio Itajaí.

Na manhã da quinta-feira (23) foi iniciado o processo de esvaziamento dos reservatórios. Segundo a Defesa Civil, as aberturas ocorreram de forma gradual ao longo do dia, “sempre respeitando os níveis de referência dos municípios”.

Relatório das barragens de 17h desta segunda-feira: Ituporanga com 55.61% de uso, 1 comporta aberta e 4 fechadas; Taió com 39.22% de uso e suas 7 comportas fechadas; José Boiteux com 16.65% de uso, com as 2 comportas fechadas.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas