quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
36.4 C
Blumenau

Defesa Civil determina desocupação de três casas no bairro Escola Agrícola

A Defesa Civil de Blumenau definiu que as famílias residentes nas três casas situadas em local de risco no bairro Escola Agrícola não retornem às suas residências. O comunicado foi realizado aos moradores na sexta-feira (10).

As casas ficam na Rua Germano Grosch, pois o local que antes era considerado como uma área de risco, agora passa a ser um local inseguro para a moradia. As famílias foram informadas pela Defesa Civil e pela Assistência Social na sexta-feira. As edificações serão demolidas pelo município em um prazo de 15 dias.

Conforme a avaliação da Diretoria de Geologia da Defesa Civil, houve o registro de deslizamentos no local na última semana e não está descartada a possibilidade de novos episódios. O local já havia tido problemas em 2008, quando o talude cedeu até atingir as vias jusantes, neste caso, as ruas Netuno e Ursa Maior.

No caso da Rua Netuno, a via ainda conta em parte com uma contenção implantada pelo município nos últimos anos, e que ajudou a frear a velocidade dos detritos na hora do deslizamento. Entretanto, as últimas casas da via seguem em monitoramento pela Defesa Civil, embora não estejam interditadas.

Três casas na Rua Germano Grosch serão demolidas - foto da Defesa Civil
Três casas na Rua Germano Grosch serão demolidas – foto da Defesa Civil

“É nosso papel resguardar a vida humana e determinar que a comunidade busque moradia em locais seguros e livres de áreas que possam colocá-las em risco. Hoje, a situação das três casas na Rua Germano Grosch nos preocupa a ponto de determinarmos pela demolição das mesmas para que não ocorra mais habitação nesse local”, avalia o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

Quanto às famílias residentes das três casas da Rua Germano Grosch a Secretaria de Desenvolvimento Social informou que está acompanhando-as com atendimento técnico e foram encaminhadas para acesso aos benefícios assistenciais, como a Renda Cidadã e Vulnerabilidade, além do Aluguel Social da Política de Habitação.

As pessoas que foram atingidas pela enchente ou deslizamentos e têm laudo da Defesa Civil podem procurar a secretaria para atendimento e avaliação de acesso aos benefícios. O contato pode ser feito pelo telefone 3381-6604.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas