Blumenau antecipa aplicação da segunda dose da vacina Pfizer

A Prefeitura de Blumenau informou ontem (20) que seguirá a decisão estadual antecipar a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer de 12 para 8 semanas para certo grupo. A deliberação é da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

O novo período se aplicará apenas a vacina da Pfizer/Comirnaty e irá contemplar os usuários com agendamento da primeira dose a partir do dia 21 de setembro, prazo em que o Governo de Estado deve se organizar para o envio de segundas doses em intervalo de 8 semanas.

Atualmente, a distribuição da vacina prevê o envio de doses com um intervalo de 12 semanas e, a antecipação sem a devida organização por parte do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, pode ocasionar um desabastecimento de doses.

Chegada das vacinas da Pfizer em Santa Catarina - foto de Ricardo Wolffenbüttel
Chegada das vacinas da Pfizer em Santa Catarina – foto de Ricardo Wolffenbüttel

Os vacinados de primeira dose com a marca Pfizer/Comirnaty antes do dia 21 de setembro devem manter o agendamento estabelecido, com intervalo de 12 semanas, sem prejuízo algum à imunização. Não será possível alterar o período de agendamento nesses casos.

A Prefeitura informou que os prazos para aplicação da vacina são determinados pelo Governo Federal. Em caso de nova orientação, os intervalos de aplicação de doses poderão ser novamente revistos.

Os intervalos das vacinas:

AstraZeneca/Fiocruz: 12 semanas
CoronaVac/Butantan: 28 dias
Pfizer/Comirnaty: 8 semanas
Janssen: Dose única.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome