terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
25.9 C
Blumenau

Campus da UFSC em Blumenau tem nova sede anunciada

Novo campus da UFSC Blumenau
Novo campus da UFSC Blumenau

Foi assinado em dezembro de 2023 o contrato de locação da nova sede do Campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O novo endereço será a Rua Engenheiro Udo Deeke, bairro Salto do Norte, nas antigas instalações da Uniasselvi. Ainda não há data defina para mudança.

A nova sede conta com três edificações, todas em um mesmo terreno: uma de dois pavimentos, uma de cinco pavimentos e o Teatro Michelangelo, totalizando 13.920,05 m². A estrutura conta ainda com 395 vagas de estacionamento demarcadas, com potencial de elevação para 455. O contrato de aluguel é de 60 meses.

Além de ser uma estrutura maior, a mudança para a nova sede ainda trará economia aos cofres públicos. No novo contrato, o aluguel mensal será de R$ 180 mil. O valor dos contratos atuais do Campus de Blumenau, formado pelos Blocos A, B e C, com área de 6.614,26 m², somam R$ 202.384,06.

Para o diretor da UFSC Blumenau, Adriano Péres, a mudança trará diversas vantagens para o campus. “A principal delas é que iremos dobrar a nossa área construída e diminuir o valor do aluguel. Além disso, estaremos verdadeiramente em um campus universitário, ou seja, um ambiente com todas as atividades integradas. Teremos uma quadra coberta que proporcionará um ambiente para a prática esportiva de estudantes e servidores. E ainda o Teatro Michelangelo, com capacidade para quase 1.200 pessoas, que será palco de grandes eventos como formaturas, seminários e congressos”, comemora.

Melhoria e ampliação

Adriano conta que, com a conquista da nova sede, foi possível aumentar a área de vários laboratórios já existentes no campus, bem como criar novos laboratórios em todas as áreas em que o campus atua. As novas salas de aula serão mais amplas.

A biblioteca aumentará a área disponível de atendimento, terá salas específicas para estudos e funcionará em um ambiente bem mais arejado e com iluminação natural. Os setores administrativos terão melhor distribuição e serão alocados próximos uns aos outros, proporcionando maior integração.

A secretaria de pós-graduação será alocada em um ambiente mais amplo e contará com salas para os coordenadores de programas e salas específicas para os estudantes poderem desenvolver seus estudos com mais conforto e tranquilidade.

O campus contará ainda com um ambiente específico para convivência, onde será instalado o novo Restaurante Universitário (RU) e uma lanchonete. “Atenderemos uma demanda antiga das servidoras e estudantes mães com a criação de uma sala de amamentação e fraldário. Haverá espaços específicos para empresas juniores, atlética e centros acadêmicos. Sem contar as vagas de estacionamento, que proporcionarão maior conforto para servidores, estudantes e usuários esporádicos”, conta Adriano.

O contrato de locação prevê a ocupação do imóvel de forma escalonada, em etapas, a partir da finalização das adequações que serão realizadas pelo locador. Para o futuro, a UFSC Blumenau já planeja a compra do imóvel.

“Estamos negociando com os proprietários a respeito de uma proposta e com a Reitoria uma forma de sensibilizar o Ministério da Educação (MEC) sobre a aquisição, para termos a nossa tão sonhada e definitiva sede própria”, finaliza Adriano.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas