
Depois de verter pela primeira vez em sua história de operação, a barragem de José Boiteux teve uma comporta aberta neste domingo (15). Equipes da Defesa Civil estiveram no local acompanhadas da Polícia Federal, Funai e Polícia Militar.
Tenho iniciado sua operação em 1992, a barragem não havia vertido até a manhã deste sábado (14). As outras duas barragens do Vale, de Ituporanga e Taió, tem um terço de sua capacidade e verteram já durante a última semana.
Equipes da Polícia Federal, responsáveis pela segurança da terra indígena Ibirama-La Klãnõ, e equipes da Funai acompanharam um grupo de técnicos da Defesa Civil. Diversas guarnições da Polícia Militar também estão no local.
Com capacidade de 357 bilhões de litros de armazenamento, a barragem de José Boiteux é a segunda maior do Brasil e que as outras duas juntas, sendo Taió com 100 bilhões e Ituporanga, com 110 bilhões de litros de capacidade.
Segundo a nota, por enquanto, foi aberta somente uma comporta*. A abertura da segunda comporta chegou a ser iniciada, mas uma dificuldade técnica fez com que essa operação ficasse para um momento posterior após manutenção.
“Houve um trabalho árduo para operar a barragem. O trabalho se prolongou até próximo das 12h30 quando foi encerrado com a abertura de uma das comportas em 100%”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder.
*notícia atualizada