domingo, 14 de julho de 2024
14.7 C
Blumenau

Barragem de José Boiteux deve verter pela primeira vez na história

A Defesa Civil informou que a barragem de José Boiteux deverá verter durante a tarde desta sexta-feira (13), a primeira vez desde o início da sua operação em 1992. As outras duas barragens do Vale, de Ituporanga e Taió, já vertem há uma semana.

Com capacidade de 357 bilhões de litros de armazenamento, a barragem de José Boiteux é a segunda maior do Brasil e que as outras duas juntas, sendo Taió com 100 bilhões e Ituporanga, com 110 bilhões de litros de capacidade.

A Defesa Civil informou que falta apenas cerca de um metro para a água retida alcançar o vertedouro. Por comunicado, o órgão informou que o “vertimento de barragens é uma operação controlada e monitorada de perto por equipes técnicas”.

Segundo a nota, a barragem é projetada de forma estrutural para ir esvaziando o excesso de água de seus reservatórios pelo vertedouro. O fim das três séries de chuva forte deve fazer a barragem parar de verter em um curto espaço de tempo.

Reservatório da Barragem de José Boiteux chegando ao nível do vertedouro
Reservatório da Barragem de José Boiteux chegando ao nível do vertedouro

O iminente vertimento exemplifica situação no Vale do Itajaí. Em Taió, o nível do rio chegou a 12,25 metros, maior que o recorde de 11,65 de 2011. Em Blumenau o pico foi ontem (12) às 23h30, com 10,76 metros, também mais alto desde 2011.

O comunicado também aponta que com o cessar das chuvas, os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau continuam em recessão, situação que deve se manter ao longo dos próximos dias, mesmo com o vertimento. Ainda assim, é possível que o nível do rio em José Boiteux “tenha uma pequena elevação, porém não representa qualquer risco de inundação para o município”.

Um vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura foi realizada no local e confirmou a segurança das estruturas.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas