Verdade ou mito: inverno mais rigoroso em 100 anos?

Frio deve ser dentro de normalidade (Farol Blumenau)
Frio deve ser dentro de normalidade (Farol Blumenau)

A internet facilitou nossa vida ao agilizar a transmissão de informações. Porém, as redes sociais facilitaram também a propagação de notícias falsas. Estão circulando notícias de que Santa Catarina teria “o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos”.

De acordo com os meteorologistas da Epagri Ciram, o não há previsão de inverno rigoroso para 2018, muito menos do mais frio dos últimos 100 anos.

Segundo os técnicos, as condições atmosféricas atuais, de uma La Niña com intensidade fraca, tendem a evoluir para uma condição de neutralidade climática durante o outono. A temperatura também ficou entre próxima e acima da média histórica. Considerando os fatores, a previsão é de um inverno dentro da normalidade.

Em anos de normalidade climática, no inverno catarinense ocorre uma alternância de períodos com temperatura acima da média e períodos com ondas de frio que declinam bruscamente a temperatura. Até três ondas de frio mais intenso são esperadas com duração de três a cinco dias consecutivos, favorecendo a ocorrência de geada. A neve também é esperada na região Serrana entre junho e julho.

Em nota, o órgão afirmou que “especuladores do tempo podem dizer qualquer coisa, uma vez que não serão cobrados profissionalmente por suas declarações”. Citou também que essas notícias causam impacto no planejamento das pessoas.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome