quinta-feira, 18 de abril de 2024
20.6 C
Blumenau

Transferência via DOC e TED são extintos das operações bancárias

Banco Central do Brasil - foto de Marcello Casal Jr Agência Brasil
Banco Central do Brasil – foto de Marcello Casal Jr Agência Brasil

O modelo de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixou de existir na quinta-feira (29), tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas. O mesmo ocorreu com o TEC.

Em 15 de janeiro, as instituições financeiras haviam encerrado as emissões e os agendamentos, mas as transferências agendadas até 29 de fevereiro ainda estavam sendo executadas. Além do DOC, foram encerradas na quinta-feira a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.

Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem ou dois dias depois após este horário.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas