sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
30 C
Blumenau

Sobe a 287 casos de dengue em Blumenau com 1,9 mil focos do mosquito

Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Blumenau já encontraram em 2022 cerca de 1.958 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. O número é bem superior ao mesmo período do ano passado, quando haviam 1.282 focos registrados.

Até agora, o município registra 1.063 notificações. Destes, 287 são casos confirmados, sendo nove casos importados e 267 autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Um aumento de 36% em relação a semana anterior, quando o município tinha 211 casos contraídos na cidade. Outros 646 casos aguardam resultado.

Os servidores fazem visitas de orientação nas casas das regiões que apresentam número de foco elevado. Além disso, também fazem a pulverização manual com Ultra Baixo Volume (UBV), o fumacê, nos bairros Garcia, Velha Itoupava Norte, Água Verde e Vila Nova. A ação acontece diariamente a partir das 5h da manhã.

Veículo com fumacê contra a dengue - foto de Marcelo Martins
Veículo com fumacê contra a dengue – foto de Marcelo Martins

Atualmente, dos 35 bairros da cidade, 17 são considerados infestados e são monitorados. São eles: Água Verde, Centro, Do Salto, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupavazinha, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Salto do Norte, Tribess, Velha, Velha Central, Vila Nova e Victor Konder.

Blumenauenses internados

Ontem (4) quatro moradores de Blumenau estavam internados em hospitais da cidade. Todos os pacientes estão em enfermaria e são considerados casos suspeitos de Dengue, aguardando resultado do exame laboratorial.

Testagem contra a Dengue

Atualmente, não há um teste rápido para diagnóstico de Dengue reconhecido com validade para confirmação de diagnóstico. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) exige que os exames para diagnóstico da doença passem pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Isso também inclui os exames feitos na rede particular que necessitam ser coleta e encaminhados para o Lacen.

O usuário precisa coletar amostra de material em unidade de saúde da atenção básica do município. O material é enviado para que o Lacen, faça análise do material que o resultado é emitido em cerca de 10 dias.

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

As pessoas que apresentem os sintomas da doença devem procurar atendimento nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Unidade de Saúde da Família (USF). A busca por atendimento em caso de suspeita permite evitar o agravamento do quadro e inclusive a evolução para o óbito.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas