Semana do Aleitamento Materno discute volta ao trabalho

mamaco
Em 2014 as mães se reuniram no Teatro Carlos Gomes (Jaime Batista)

Entre os dias 1º e 8 de agosto o grupo Maternaço vai promover uma série de atividades abertas e gratuitas sobre o universo da amamentação nos shoppings Neumarkt e Park Europeu. Mães, doulas, médicas obstetras, advogadas, psicólogas, fisioterapeutas, bioquimicas e feministas vão compartilhar experiências em torno do tema “A volta ao trabalho”.

De acordo com o IBGE, 40 milhões de brasileiras trabalham fora e 70% delas são mães, mas poucas empresas contam com programas de amamentação e de licença maternidade estendida.

“O leite materno precisa estar incluído na dieta das crianças até os dois anos de idade, mas isso não depende só da mãe […] Há uma série de fatores que impedem o acesso à informação, o rompimento de hábitos e o cumprimento de direitos fundamentais” explica Jerusa da Silva Horácio, organizadora do evento.

O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que o Poder Público, as instituições e empregadores proporcionem condições adequadas ao aleitamento materno. Em 2014 Santa Catarina aprovou uma lei estadual que garante o direito à amamentação em qualquer lugar público.

Amamentar em Blumenau

A 1ª Semana de Aleitamento Materno inclui 18 atividades que abordam as desigualdades de gênero, a liberdade das mulheres, a amamentação como alimento e como cuidado, etapas da gestação e necessidade de humanização no atendimento, tipos de parto, direitos da mãe e da criança, economia criativa e solidária, acesso à informação, necessidades das mulheres no mercado de trabalho e feminismo.

A abertura será às 15h no Shopping Park Europeu neste sábado (01) com A Hora do Mamaço.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome