terça-feira, 23 de julho de 2024
12.3 C
Blumenau

Secretaria de Saúde confirma aumento de casos de meningite

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau emitiu uma nota de alerta sexta-feira (25) em relação ao aumento do número de casos notificados de meningite no município. A Vigep segue acompanhando a situação.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a busca pelos serviços de saúde pode aumentar e enfatiza que os profissionais das unidades estarão atentos para atender e identificar os casos suspeitos.

Lanzarin aproveita para comentar que a Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e é causada por vírus, fungos e outros agentes ou processos infecciosos.

“Os principais sintomas são: febre, cefaleia, náuseas, vômitos, rigidez na nuca, dor muscular e dificuldade respiratória. Nas crianças pode-se perceber irritabilidade e apatia e recusa alimentar. Vale lembrar que, em caso de sintomas, procure pela sua unidade de saúde de referência”, acrescenta o secretário de Promoção da Saúde.

Prefeitura de Blumenau - foto de Michele Lamin
Prefeitura de Blumenau – foto de Michele Lamin

A Semus informou que locais em que os casos de Meningite foram notificados receberam um comunicado oficial da existência da doença e foram orientados com medidas de prevenção e controle. A recomendação é manter caderneta de vacinação em dia.

Formas de prevenção

  • Mantenha os ambientes ventilados;
  • Lave as mãos com água e sabão frequentemente;
  • Mantenha uma higiene rigorosa nos utensílios do dia a dia.
Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas