A Polícia Militar de Santa Catarina informou hoje (21) que já treinou 3 mil policiais militares e 45 mil profissionais da Educação, entre professores e instrutores, com o protocolo e técnicas para defesa de possíveis ações criminosas.
O treinamento segue doutrina internacional e, no país, é consolidado pela lei antiterrorismo 13.260/2016. O anúncio ocorre junto ao lançamento da Operação Minha Escola, de policiamento ostensivo em áreas escolares do estado.
Segundo comunicado, durante este ano serão realizadas ações para a “redução de aspectos causadores de perturbação da ordem pública no âmbito dos estabelecimentos de ensino”. Além do planejamento de policiamento, outra estratégia é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
“Estamos intensificando o trabalho já realizado em 2023, quando foram realizadas mais de 100 mil ações de cunho operacional nas comunidades escolares em toda Santa Catarina”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
Rede de Segurança Escolar
A Polícia Militar comunicou que já treinou mais de 3 mil policiais militares e 45 mil profissionais da educação com o protocolo e técnicas para defesa. Com o programa, a polícia informou que está presente em mais de duas mil escolas.
As forças de segurança trabalham também com o monitoramento de outras unidades. Em 2023 foram atendidas 4.286 escolas, públicas e privadas em 295 municípios.