Opinião: o melhor emprego de Blumenau

Está aberta a disputa pelo melhor emprego de Blumenau, o de prefeito, encarregado de administrar o orçamento de R$ 3.398.832.003,00 (três bilhões, trezentos e noventa e oito milhões, oitocentos e trinta e dois mil e três reais) para o ano de 2021. Uma disputa que move doze concorrentes: três mulheres e nove homens. Três retornam a disputa, beneficiados pela reforma eleitoral de 2015, que possibilitou a troca de partido sem a perda do mandato e pelo foro privilegiado que impediu que respondessem a justiça por atos de corrupção cometidos.

A idade dos concorrentes vai de 36 a 60 anos. São oito funcionários públicos. Seis nasceram em Blumenau. Um é de Campo Erê, outro de São Paulo. Há também de Florianópolis, Mirim Doce, Curitibanos e Santa Mariana-PR. Três são advogados e um promotor de justiça. Há três médicos e uma enfermeira. Dois são administradores, um empresário e duas professoras. Um é nipo-brasileiro. Cinco tem sobrenomes alemães, três italianos e outros três origem portuguesa.

No censo 2000 o município de Blumenau registrava 241.943 pessoas. Dez anos depois, 309.011 pessoas compunham a população do município, cujo orçamento era de R$ 1.320.532.055,00 (Hum bilhão, trezentos e vinte milhões, quinhentos e trinta e dois mil e cinquenta e cinco reais) para o ano de 2011.

Com população estimada em 361.855 pessoas e um orçamento acima dos três bilhões de reais, o município chega ao vigésimo ano do século XXI tendo aberta a disputa pelo melhor emprego da cidade tentando encontrar um administrador que não lese o patrimônio público por meio de obras superfaturadas e licitações fraudulentas. A escolha está em rejeitar, mais que escolher.

Vista aérea da Prefeitura de Blumenau - foto de Michele Lamin
Vista aérea da Prefeitura de Blumenau – foto de Michele Lamin

Mentir é uma necessidade básica do político, E muitos são aqueles dotados da capacidade de mentir profissionalmente, de forma a conseguir enganar eleitores informados por indução. Exige-se do eleitor blumenauense manter-se informado para escapar das armadilhas políticas que alimentam fantasias e invertem a lógica dos fatos.

Dizem que o melhor emprego do mundo é aquele em que você pode trabalhar com o que mais lhe dá prazer e ainda ganhar dinheiro por fazer isso. O melhor emprego de Blumenau não tem estas características. Neste emprego não há cheque em branco, exige-se compromisso, competência e honestidade. Características que o verniz do marketing político não consegue manter por quatro anos.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome