domingo, 16 de junho de 2024
20.5 C
Blumenau

Nova Área Azul de Blumenau vai passar a emitir taxa de pós-uso

Após o período de adaptação para o novo sistema de Área Azul de Blumenau, as taxas de pós uso (TPUs) vão passar a ser emitidos a partir desta segunda-feira (14). Mais de duas mil taxas foram emitidas na última semana, mas foram zeradas.

A partir de agora, os veículos que utilizarem as vagas de forma irregular, recebem uma taxa de pós-uso (TPU) que será de R$ 15 para carros e R$ 7,50 para motos.

A TPU é a taxa que será emitida para os veículos que estiverem estacionados nas vagas de área azul sem terem feito a compra do tíquete de estacionamento ou que excederem o tempo da compra em até duas horas, como o que ocorria com as amarelinhas.

Essa taxa pode ser paga em qualquer momento, pois não terá prazo de validade. Porém, se não paga e acumulada em duas, além das taxas, o proprietário do veículo estará sujeito a receber uma multa de trânsito caso estacione de forma irregular pela terceira vez; bem como acontecia do não pagamento de uma amarelinha dentro do prazo.

Somente nos três primeiros dias de atuação, o novo modelo teve mais de duas mil TPUs emitidas. O número era esperado por conta da necessidade adaptação.

“Esse tempo foi considerado como um período de conhecimento, tendo as TPUs lançadas retiradas do cadastro dos veículos a partir do dia 14 de agosto. Dessa forma, na primeira semana, o sistema atua de forma informativa em relação às TPUs, orientando sobre as mudanças na forma de funcionamento, aquisição e cobrança”, explica o secretário da Secretaria de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes.

Totem da Nova Área Azul - foto de Marcelo Martins
Totem da Nova Área Azul – foto de Marcelo Martins

Neste mesmo período, aproximadamente seis mil pessoas fizeram o cadastro pelo aplicativo Rek Pay para uso no estacionamento rotativo. Nesses primeiros dias 75% dos pagamentos de Área Azul foram feitos por meio do aplicativo, já os outros 25% foram todos via parquímetro. E cerca de 850 smart cards foram emitidos.

“Os parquímetros estão disponíveis justamente para ajudar quem prefere fazer o pagamento sem usar a opção digital. Porém é justamente no digital que temos a comodidade de usar o fracionamento e acrescentar tempo mesmo à distância. Além da comodidade de saber os locais com vagas disponíveis e a opção de verificar em qualquer momento e lugar se existem TPUs registradas”, finaliza o Alexandro.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas