terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
24.9 C
Blumenau

Morre em Blumenau aos 79 anos o ex-vereador Ivo Hadlich

Morreu nesta quinta-feira (25) aos 79 anos ex-vereador e ex-presidente da Fundação Cultural, Ivo Hadlich. Nascido em Blumenau no dia 26 de abril de 1944, também foi poeta e escritor. Viúvo, Ivo deixa três filhos e um neto.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, declarou luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador. Ivo será sepultado sexta-feira (26) no Cemitério da Rua Bahia. O velório ocorre na Paróquia Luterana Blumenau Centro, na Rua Amazonas, 119, Garcia,

O comunicador era viúvo e deixa três filhos e um neto. Além de atuação política nos quadros do PMDB, sempre esteve ligado a ações públicas, tendo presidido a então Fundação Cultural entre os anos 2008 e 2009.

Em seu histórico político destacam-se três mandatos como vereador nas gestões 1983-1988, 1993-1996 e 1997-2000. Presidiu o legislativo municipal entre 1993 e 1994 e 1995 e 1996. “Ivo, antes de tudo foi meu amigo. Um homem com espírito público e dedicado à comunidade”, salienta o secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto.

Ivo Hadlich - foto da Câmara de Blumenau
Ivo Hadlich – foto da Câmara de Blumenau

Além de defender a causa animal, também incentivava artistas e artesãos. Ivo costumava a prestigiar as programações do Museu de Arte, sobretudo as temporadas de exposições, tendo recebido da municipalidade o título de Comendador da Cultura.

A diretora do Arquivo Municipal José Ferreira da Silva, professora Sueli Petry, salienta que a gestão de Ivo na Fundação caracterizou-se por levar cultura para as classes mais carentes nos morros e por promover às segundas-feiras homenagens à bandeira na Biblioteca Dr. Fritz Müller, Mausoléu Dr. Blumenau e em demais pontos do Centro Histórico.

“Era uma pessoa que dava voz a seus poemas. A passagem pela Fundação foi marcada pelo episódio de 2008, quando o município enfrentou enchentes e deslizamentos. Foi um defensor da natureza, estimulando o plantio de árvores em eventos ao ar livre”, concluiu.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas