O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) anunciou ontem (3) investimentos na rede de distribuição, nos reservatórios e nas estações de tratamento. Essas ações seguem no decorrer do ano, segundo nota.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, localizada no bairro Do Salto, passará por recuperação entre os dias 8 e 14 de abril. Ao longo destes dias, será feita a troca das placas nos tanques de decantação da estação.
Com o trabalho concluído, a estrutura deve parar menos vezes para a limpeza e aumentará a produção de água tratada em até 20%. Responsável por 70% do sistema hídrico de Blumenau, a ETA 2 terá a produção reduzida entre os dias 8 e 14 de abril, gerando intermitência no abastecimento de água.
Para reduzir os impactos, o Samae contratou caminhões-pipa, que atuarão de maneira emergencial durante este período. Unidades de educação, saúde e segurança terão prioridade no esquema de abastecimento.
A população será atendida em forma de rodízio. Os bairros impactados serão avisados com 24 horas de antecedência, seguindo um cronograma montado pela equipe técnica que comanda a operação. Também serão instalados reservatórios com capacidade de 20 mil litros em pontos estratégicos da cidade, à disposição da população.
O Samae vai investir aproximadamente R$ 2,2 milhões nessa operação. Esta é a primeira etapa da recuperação na ETA 2. Uma nova intervenção, em outros tanques de decantação, está prevista para ser feita em julho, durante as férias escolares.
Pontos onde serão instalados os reservatórios:
– Rua Emílio Wehmuth, no bairro Velha Central
– Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande
– Terminal Rodoviário da Velha
– Rua José Reuter, no bairro Velha Central
– Terminal Rodoviário da Itoupava Central
– Rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central
– Rua Francisco Vahldieck, no bairro Fortaleza
– Rua Felipe Bauler, no bairro Itoupavazinha
– Rua Paulo Zingel, no bairro Itoupava Central
– Rua Jacob Ineichen, no bairro Itoupavazinha