Frente fria chega a Santa Catarina e provoca mudanças no clima

frio blumenau beira rio

Depois de alguns dias de clima agradável em Santa Catarina, a semana começa com a previsão de chuva e declínio da temperatura em todas as regiões, a partir de quarta-feira, 6. A previsão é de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, onde a temperatura ficará próxima de 0°C na madrugada e amanhecer de quarta e quinta-feira (07).

Conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a mudança no tempo estará associada ao avanço de uma frente fria por Santa Catarina, seguida de uma massa de ar frio e seco, quebrando o bloqueio atmosférico que manteve o tempo firme nos últimos dias.

“Até esta terça-feira (05) seguimos com a condição de tempo estável, com predomínio de uma massa de ar seco no Estado e temperaturas elevadas. Isso devido ao bloqueio atmosférico, que tem mantido a frente fria na Argentina e Uruguai”, explicou a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

Nesta segunda-feira, as temperaturas seguem elevadas. O dia começou com nevoeiros do Planalto ao Litoral, mais persistente no Litoral. Na maior parte do dia sol com poucas nuvens em Santa Catarina.

A previsão climática para o trimestre (junho, julho e agosto) é de chuvas próximas e acima da média para Santa Catarina. Os maiores elevados de chuva devem ocorrer neste mês de julho e, principalmente, em agosto. Em relação à temperatura, a previsão é de inverno com frio típico. Nos meses de inverno, podem ocorrer veranicos, porém o mais comum são as atuações de massas de ar frio de origem polar.

Gilsânia informou que as temperaturas devem ficar dentro da média para o Sul do Brasil. “Os catarinenses sentirão o frio normal para o inverno. Os dois últimos invernos é que foram acima do normal, mais quentes e com pouco frio. Então, as condições de temperaturas baixas e intensas são consideradas normais e serão frequentes nos próximos dias e meses”, disse.

Com informações da Secom SC

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome