terça-feira, 4 de outubro de 2022
17.1 C
Blumenau

Dia “D” de vacinação contra poliomielite e outras doenças no sábado

Neste sábado (20) ocorre em Blumenau o dia “D“ de vacinação contra a poliomielite e outras doenças. Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) e cerca de 30 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa estarão abertos das 8h às 17h para vacinar a população, não há necessidade de agendar aplicação.

Além da vacina contra a poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos, a população também poderá colocar em dia a imunização contra a gripe, Covid-19 e outros 20 tipos de vacinas, que serão disponibilizadas.

Cerca de 350 servidores estarão envolvidos na ação que visa ampliar a cobertura vacinal na cidade e minimizar a disseminação de doenças no município. O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, pediu que pais levem os filhos para a vacina.

“A Prefeitura […] têm feito um mutirão de vacinação, com a disponibilização de imunizantes em shoppings, em terminais de ônibus, além do horário ampliado das unidades da rede pública e abertura de locais para vacinação aos finais de semana […] Mas precisamos da conscientização de todos. Por isso, pedimos que os pais e responsáveis vacinem suas crianças neste sábado”, salienta.

Para ter acesso a imunização é preciso apresentar documento oficial com foto; carteira de vacinação; e menores de idade precisam estar acompanhados por responsável legal. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes ocorre até uma hora antes do encerramento das atividades.

Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.

Neste sábado haverá imunização de crianças maiores de um ano a menores de cinco - foto de Eraldo Schnaider - PMB
Neste sábado haverá imunização de crianças maiores de um ano a menores de cinco – foto de Eraldo Schnaider – PMB

Cobertura contra poliomielite

A campanha de vacinação contra a poliomielite que iniciou no dia 8 de agosto e segue até o dia 9 de setembro, imunizou até agora 1.722 crianças, o que corresponde a 9,85% de cobertura. Em 2015 durante a campanha, a vacina fundamental para evitar a paralisia infantil superou a meta e imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente.

Cobertura contra gripe

Até esta quinta-feira foram aplicadas pouco mais de 118 mil vacinas contra a gripe. O que representa uma média de 51,2% na cobertura vacinal. Entre os grupos com menor cobertura está o de puérperas com apenas 19,9%

Total de aplicação contra o sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo encerrou no mês de junho e vacinou apenas 5 mil, dos 8 mil trabalhadores da saúde em Blumenau. Já entre as crianças de 6 meses e menores de 5 anos, cerca de 8,5 mil foram vacinadas – 43,6% de cobertura.

Cobertura contra Covid-19

Até esta quarta-feira foram aplicadas 750 mil vacinas entre 1ª dose, 2ª dose, dose única e doses de reforço contra a Covid-19. O que representa 74,9% de cobertura vacinal das pessoas que receberam a 2ª dose ou dose única. Também já foram vacinadas 12,5 mil crianças de 3 a 11 anos de idade com a primeira dose – o que representa 31,7% de cobertura vacinal. Também já foram aplicadas 8,2 mil vacinas de segunda dose no público infantil – o que representa 20,8% de cobertura vacinal da segunda dose.

Locais com sala de vacina ativa:

REGIÃO BADENFURT

REGIÃO CENTRO

REGIÃO ESCOLA AGRÍCOLA

REGIÃO FORTALEZA

REGIÃO GARCIA

REGIÃO ITOUPAVAS

REGIÃO VELHA

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas