Defesa Civil intensifica alerta de frio extremo em Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina elevou o nível de alerta para Aviso de Frio Extremo a partir desta quinta-feira (20). Segundo os meteorologistas, o avanço de uma massa de ar polar vai provocar a queda acentuada das temperaturas em todo o Estado.

A sensação de frio permanece de quinta e sexta-feira com pouca amplitude térmica devido à nebulosidade. Com as temperaturas muito baixas e alta umidade relativa do ar, existe a chance de neve e chuva congelada nas regiões do Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana, Meio Oeste e Planalto Norte, entre a noite de quinta-feira e manhã de sexta. Não está descartado o acúmulo de neve nas regiões mais altas.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil e da Polícia Militar Rodoviária (PRM), alertam para o risco de gelo na pista nas regiões serranas. No final de semana as temperaturas devem permanecer baixas e com geada ampla.

Leia também: Blumenau pode ter mínima de 7°C até o final da semana

A recomendação é de que apenas as pessoas com reserva na rede hoteleira devem seguir para a Serra. Não está descartada a interdição de rodovias devido à possibilidade de formação de gelo na pista e acúmulo de neve.

Horizonte na cidade São Miguel do Oeste - foto do Governo do Estado
Horizonte na cidade São Miguel do Oeste – foto do Governo do Estado

“A preocupação do Governo do Estado é com a segurança e bem-estar das pessoas”, comentou o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, Além do risco que a queda acentuada de temperatura oferece, os pontos turísticos estão fechados em função das ações contra o Covid-19. “

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção especial as pessoas de rua, idosos, enfermos e crianças em função do frio. Locais fechados e com a aglomeração de pessoas devem ser evitados. Também é recomendado que animais de estimação de áreas rurais sejam abrigados durante a noite.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome