terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
23 C
Blumenau

Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu comunicado nesta quarta-feira (10) alertando sobre possibilidade de temporais para amanhã. A mudança no tempo repentina poderá provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica

Deverá haver a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarinense, devido ao avanço de uma frente fria. Nestas áreas até faz calor nas primeiras horas do dia, entretanto, com o tempo mais fechado e chuvoso no decorrer da tarde, as temperaturas seguem mais amenas.

No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado deve fazer bastante calor. Entre o final da tarde e noite, a mudança no tempo deve ser repentina com tempestades que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

Além disso, em curtos períodos de tempo a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa.

Veículo no trânsito durante chuva - foto de Ricardo Wolffenbüttel
Veículo no trânsito durante chuva – foto de Ricardo Wolffenbüttel

Orientações

A Defesa Civil de Blumenau orientou busca de abrigo seguro em caso de risco, além de não ficar em espaços a céu aberto, nem próximo a árvores, placas, janelas, vidros, ou outras estruturas que possam quebrar ou ser arremessadas. Em caso de granizo, a orientação é se abrigar em lugares com cobertura.

Durante as tempestades com raios e relâmpagos, não se deve manusear aparelhos elétricos, nem o telefone celular. Varais com arame também devem ser evitados. A orientação ainda é de não entrar no mar, piscina, rios ou lagoas, bem como não trabalhar com cercas, alambrados, estruturas metálicas, fiação elétrica ou telefônica.

El Niño deve influenciar tempo até março

Defesa Civil informou ontem que o fenômeno El Niño deve seguir influenciando a região Sul do Brasil ao longo do verão. Janeiro, fevereiro e março devem ter um período em que as chuvas vão ficar dentro ou até abaixo da média..

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas