A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu comunicado nesta quarta-feira (10) alertando sobre possibilidade de temporais para amanhã. A mudança no tempo repentina poderá provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica
Deverá haver a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarinense, devido ao avanço de uma frente fria. Nestas áreas até faz calor nas primeiras horas do dia, entretanto, com o tempo mais fechado e chuvoso no decorrer da tarde, as temperaturas seguem mais amenas.
No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado deve fazer bastante calor. Entre o final da tarde e noite, a mudança no tempo deve ser repentina com tempestades que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Além disso, em curtos períodos de tempo a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa.
Orientações
A Defesa Civil de Blumenau orientou busca de abrigo seguro em caso de risco, além de não ficar em espaços a céu aberto, nem próximo a árvores, placas, janelas, vidros, ou outras estruturas que possam quebrar ou ser arremessadas. Em caso de granizo, a orientação é se abrigar em lugares com cobertura.
Durante as tempestades com raios e relâmpagos, não se deve manusear aparelhos elétricos, nem o telefone celular. Varais com arame também devem ser evitados. A orientação ainda é de não entrar no mar, piscina, rios ou lagoas, bem como não trabalhar com cercas, alambrados, estruturas metálicas, fiação elétrica ou telefônica.
El Niño deve influenciar tempo até março
A Defesa Civil informou ontem que o fenômeno El Niño deve seguir influenciando a região Sul do Brasil ao longo do verão. Janeiro, fevereiro e março devem ter um período em que as chuvas vão ficar dentro ou até abaixo da média..