terça-feira, 23 de julho de 2024
12.3 C
Blumenau

Defesa Civil indica chuvas frequentes e intensas no trimestre com El Niño

Com o indicativo da formação de um El Niño de intensidade moderada a forte nos próximos meses, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, agosto, setembro e outubro serão marcados por chuvas mais frequentes e intensas. O período deve intercalar ondas de frio de menor duração e episódios mais longos de calor.

As chuvas que no inverno ocorrem principalmente por frentes frias e sistemas de baixa pressão, passam a depender, também, da combinação de calor e umidade, dando origem aos Sistemas Convectivos de Mesoescala.

Felipe Theodorovitz, meteorologista-chefe da Defesa Civil explica: “sistemas convectivos de mesoescala são aglomerados de tempestades que possuem diversas formas, podendo ser em forma de linha de instabilidade, forma arredondada e etc.”

Segundo a climatologia, agosto é o mês em que são esperados os menores acumulados de chuva do ano em Santa Catarina, oscilando em torno dos 100 mm em todas as regiões. Em setembro, a precipitação média aumenta, ficando com valores próximos a 200 mm no Oeste e 150 mm no Planalto Sul e Vale do Itajaí.

Em outubro, a precipitação média chega ao seu máximo na região Oeste, com valores que ultrapassam os 200 mm, e aumentam gradualmente nas demais áreas.

El Niño

A previsão indica a configuração de um evento El Niño durante os próximos meses, com intensidade moderada a forte e pico máximo entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Esta situação deve contribuir para a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado, fazendo com que a precipitação fique dentro ou acima da média climatológica ao longo dos próximos meses.

Em relação às temperaturas, a previsão é ficar entre a média climatológica e acima conforme cada região, com episódios curtos de frio neste final de inverno intercalados com períodos mais longos de calor.

Previsão de chuva - foto de Jaime Batista
Previsão de chuva – foto de Jaime Batista

Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 193 é o número do Corpo de Bombeiros Militar e o 190 da Polícia Militar.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas