quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
36.9 C
Blumenau

Defesa Civil abre as comportas nas barragens de contenção de cheias

Barragem de Ituporanga - foto da Secom
Barragem de Ituporanga – foto da Secom

Com a diminuição das chuvas na região do Vale do Itajaí, os rios em toda a bacia hidrográfica saíram dos níveis de emergência. Com isso, a Defesa Civil deu início na sexta-feira (20) a abertura das comportas das barragens.

Na manhã desta segunda-feira, a Barragem Oeste, em Taió, tinha seis comportas abertas e uma fechada, com ocupação de 86%. Já a Barragem Sul, em Ituporanga, está com uma comporta fechada e quatro comportas abertas com 84%.

A Barragem Norte, de José Boiteux, está com uma comporta aberta e outra fechada após verter pela primeira vez na história. Com isso, seu nível caiu para 56%. Segundo nota, a abertura de comportas são feitas de maneira gradual, sempre observando os níveis dos municípios de jusante, ou seja, abaixo das barragens.

“Ainda, vale destacar que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios a jusante, no Alto e Médio Vale do Itajaí. A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações da Defesa Civil”, diz a nota.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas