segunda-feira, 17 de junho de 2024
20.4 C
Blumenau

Cirurgia de endometriose será oferecida pelo SUS em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau comunicou nesta quarta-feira (10) que passa a oferecer a cirurgia de endometriose pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos serão realizados no Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava.

Dados do Ministério da Saúde mostram que uma a cada dez mulheres que tem endometriose apresenta os sintomas e muitas vezes não sabe do diagnóstico. Silenciosa e dolorosa, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio, tecido que reveste o útero.

Em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos. Estima-se que, no Brasil, sete milhões de mulheres em idade reprodutiva convivam com o problema.

Hospital Misericórdia da Vila Itoupava - foto de Eraldo Schnaider
Hospital Misericórdia da Vila Itoupava – foto de Eraldo Schnaider

Acesso

O acesso ocorrerá pelas unidades de saúde do município, que encaminharão a paciente para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). No local, a equipe do Caism fará a avaliação e indicará o tratamento adequado.

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, comenta que a doença é muito comum. “A endometriose costuma ser mais frequente no período reprodutivo, começando na adolescência e seguindo até a menopausa. A cólica durante a menstrução é um dos sintomas mais comuns da endometriose, além de sangramentos fora do normal e dificuldades para engravidar”, acrescenta.

O médico avaliará as queixas da mulher, e, se necessário, encaminhará a paciente ao especialista, que fica no Caism. Além das queixas, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética. Ambos avaliam a extensão e a presença de lesões profundas.

Em muitos casos, medicações específicas, já ofertadas SUS, podem auxiliar no tratamento, com alívio considerável dos sintomas e regressão da doença. Em outras situações, somente a cirurgia pode eliminar os focos de endometriose.

Outros sintomas que podem indicar o problema são a dor durante as relações sexuais e o sangramento intestinal e urinário durante a menstruação.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas