Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais

A Cinépolis do Norte Shopping e o GNC Cinemas do Neumarkt Shopping passam agora a oferecer maior acessibilidade aos deficientes visuais e auditivos. Em todos os filmes e sessões, os cinemas disponibilizam um novo equipamento similar a um celular que traz tradução em LIBRAS e fones de ouvido para áudio-descrição.

O novo aparelho é de uso individual, fica fixado à cadeira e pode ser solicitado gratuitamente na bilheteria. Vale lembrar que nos dois cinemas, as pessoas com deficiência auditiva e visual pagam meia-entrada.

Na Cinépolis, a tecnologia usada é o CineAssista, desenvolvida pela americana Dolby, e que abriga em único dispositivo recursos para atender a deficientes auditivos e visuais. Segundo o gerente da Cinépolis em Blumenau, Márcio Assunção, com o equipamento o cinema amplia a acessibilidade, já que antes a única opção eram as sessões Closed Caption, que atendiam somente às pessoas com deficiência auditiva.

Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais
Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais

“Agora, instalamos o aparelho no momento em que o cliente chega para assistir ao filme. Para o deficiente visual são disponibilizados fones com áudio-descrição. E o deficiente auditivo tem as opções de LIBRAS com intérprete humano ou virtual e legenda descritiva”, explica.

Assim como na Cinépolis, no GNC Cinemas os equipamentos são individualizados e deverão ser solicitados na bilheteria do cinema, no momento da compra do ingresso. Os clientes com deficiência auditiva receberão receptores de vídeo, com legenda descritiva ou LIBRAS, e os clientes com deficiência visual receberão receptores de áudio descrição, com fones de ouvido. A transmissão ocorrerá através de sinal infravermelho e não wifi, evitando problemas na propagação do sinal. Os equipamentos Cine ProAccess utilizados no GNC foram desenvolvidos pela empresa Riole, do Paraná.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome