sábado, 4 de fevereiro de 2023
33.4 C
Blumenau

Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais

A Cinépolis do Norte Shopping e o GNC Cinemas do Neumarkt Shopping passam agora a oferecer maior acessibilidade aos deficientes visuais e auditivos. Em todos os filmes e sessões, os cinemas disponibilizam um novo equipamento similar a um celular que traz tradução em LIBRAS e fones de ouvido para áudio-descrição.

O novo aparelho é de uso individual, fica fixado à cadeira e pode ser solicitado gratuitamente na bilheteria. Vale lembrar que nos dois cinemas, as pessoas com deficiência auditiva e visual pagam meia-entrada.

Na Cinépolis, a tecnologia usada é o CineAssista, desenvolvida pela americana Dolby, e que abriga em único dispositivo recursos para atender a deficientes auditivos e visuais. Segundo o gerente da Cinépolis em Blumenau, Márcio Assunção, com o equipamento o cinema amplia a acessibilidade, já que antes a única opção eram as sessões Closed Caption, que atendiam somente às pessoas com deficiência auditiva.

Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais
Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais

“Agora, instalamos o aparelho no momento em que o cliente chega para assistir ao filme. Para o deficiente visual são disponibilizados fones com áudio-descrição. E o deficiente auditivo tem as opções de LIBRAS com intérprete humano ou virtual e legenda descritiva”, explica.

Assim como na Cinépolis, no GNC Cinemas os equipamentos são individualizados e deverão ser solicitados na bilheteria do cinema, no momento da compra do ingresso. Os clientes com deficiência auditiva receberão receptores de vídeo, com legenda descritiva ou LIBRAS, e os clientes com deficiência visual receberão receptores de áudio descrição, com fones de ouvido. A transmissão ocorrerá através de sinal infravermelho e não wifi, evitando problemas na propagação do sinal. Os equipamentos Cine ProAccess utilizados no GNC foram desenvolvidos pela empresa Riole, do Paraná.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas