quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
23.8 C
Blumenau

Bombeiros salvaram mais de mil pessoas de afogamento em SC

Praia em Santa Catarina - foto de Julio Cavalheiro
Praia em Santa Catarina – foto de Julio Cavalheiro

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina comunicou nesta quarta-feira (10) que passa de mil o número de pessoas salvas de afogamentos nas praias. O número é referente a pessoas retiradas de situação de risco.

Desde o início da Operação Veraneio, em 16 de dezembro de 2023, foram salvas 1.097 pessoas que estavam em situação de risco, sendo por arrastamento em correntes de retorno ou afogamentos. Todas eram potenciais vítimas de óbito.

Em comunicado, os bombeiros informara que realizam uma série de ações para orientar o cidadão. Por meio das bandeiras nos postos guarda-vidas, a corporação informa a população sobre as condições do mar naquele dia. As bandeiras retangulares são fixadas nos postos e têm significados diferentes de acordo com a cor.

🟥 Vermelha: alto risco de afogamento
🟨 Amarela: médio risco de afogamento
🟩 Verde: baixo risco de afogamento
🟪 Lilás: presença de água-viva

🚩 Há ainda a sinalização com bandeira triangular vermelha na faixa de areia, que indica que aquele local específico é perigoso e que há uma corrente de retorno ou buraco.

Além disso, diariamente são realizadas ações de prevenção nas 155 praias dos 35 municípios catarinenses que estão com postos ativos.

óbitos

Os dados apontam que, em relação a temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área guarnecida. Nesta temporada foram três óbitos, enquanto na anterior foram registrados cinco.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas