domingo, 14 de julho de 2024
14.1 C
Blumenau

Blumenau recebe mais dez ônibus equipados com ar-condicionado

Nesta sexta-feira (1º) de setembro, Blumenau começou a receber os dez novos ônibus que acrescentam a frota do transporte coletivo. Além de menos poluentes, os veículos também estão equipados com com ar-condicionado.

Os novos veículos, que têm capacidade para transportar até 80 pessoas, devem rodar na cidade assim que tiverem a parte tecnológica de GPS instalada. Além do ar-condicionado, possuem tomadas USB para carregar dispositivos, internet Wi-Fi e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Os novos veículos vão integrar diversas escalas voltadas para linhas troncais com maior fluxo de passageiros, como 10 (via Rua São Paulo), 11 (via Rua Dois de Setembro), 12 (via Escola Agrícola), 15 (via Ponte Tamarindo), 30 (via Governador Jorge Lacerda), 31 (via Rua dos Caçadores), 32 (via Água Verde), 80 (via Pedro Zimmermann) e 81 (via Gustavo Zimmermann). Juntos, os novos veículos vão somar cerca de 150 novas viagens por dia ao sistema com inclusão gradativa.

Além disso, a grande novidade dos novos veículos são os motores padrão Euro 6, com um sistema reconhecido por sua eficiência ambiental segundo a BluMob. Esses têm redução na emissão de poluentes, contribuindo assim com a qualidade do ar.

Frota de Blumenau tem 31 dos 201 veículos com ar-condicionado - foto de Marcelo Martins
Frota de Blumenau tem 31 dos 201 veículos com ar-condicionado – foto de Marcelo Martins

“Nosso projeto de instalação de ar-condicionado em todos os 21 veículos que atendem o troncal 10 já foi concluído. Ou seja, com esses novos veículos, serão 31 ônibus climatizados rodando pela cidade já em preparação para os períodos de altas temperaturas. Agora, a frota de Blumenau passa de 191 para 201 veículos”, destaca o secretário da Secretaria de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também explica que a frota de transporte coletivo de Blumenau é uma das mais novas de Santa Catarina.

“Nossa frota tem em média cinco anos e meio de circulação, ou seja, o ônibus mais usado é de 2017. E essa é uma ótima média quando comparada aos outros municípios. E agora, temos veículos novos, com um padrão importante por ser menos poluente. São por melhorias assim que nós trabalhamos, por investimentos que impactem positivamente na vida da população, em diversos sentidos”, afirma Hildebrandt.

Padrão ‘Euro 6’

O padrão ‘Euro 6’ pode ser resumido em um conjunto de normas que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos motorizados a diesel. Regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), esse padrão cumpre uma série de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores que iguala esses ônibus a muitos que já operam na Europa, por exemplo.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas