Com as fortes chuvas, manobras estão sendo feitas para evitar que as cidades do Vale recebam um grande volume de água. A barragem Sul, em Ituporanga, operava com duas comportas abertas e três fechadas às 22h e 92,41% da capacidade (26,80). Já a barragem Oeste, de Taió, operava às 22h com 86,19% de capacidade e sete comportas fechadas (18,10). A barragem Norte, em José Boiteux, operava às 20h com apenas 37,95% da capacidade e duas comportas fechadas.
Acompanhe mais notícias sobre as chuvas
Na cidade de Taió o nível do rio está na cota de emergencial de 8,89 metros, elevando-se lentamente. Em Rio do Sul a situação se repete: cota de emergencial de 9,09 metros, elevando-se. Já em Blumenau, a Defesa Civil está em situação de alerta e acredita que o nível vai chegar aos 8,50 metros às 5h deste domingo (29).
Doze cidades em situação de emergência
Em um relatório divulgado às 14h deste sábado (28), a Defesa Civil do Estado informou que 32 cidades foram afetadas pelas chuvas, sendo que 12 decretaram situação de emergência: Joaçaba, Palmitos, Rio das Antas, Herval do Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Capinzal, Itapiranga e Videira.