Barragens de Taió e Ituporanga operam próximas ao limite

Com as fortes chuvas, manobras estão sendo feitas para evitar que as cidades do Vale recebam um grande volume de água. A barragem Sul, em Ituporanga, operava com duas comportas abertas e três fechadas às 22h e 92,41% da capacidade (26,80). Já a barragem Oeste, de Taió, operava às 22h com 86,19% de capacidade e sete comportas fechadas (18,10). A barragem Norte, em José Boiteux, operava às 20h com apenas 37,95% da capacidade e duas comportas fechadas.

Acompanhe mais notícias sobre as chuvas

Na cidade de Taió o nível do rio está na cota de emergencial de 8,89 metros, elevando-se lentamente. Em Rio do Sul a situação se repete: cota de emergencial de 9,09 metros, elevando-se. Já em Blumenau, a Defesa Civil está em situação de alerta e acredita que o nível vai chegar aos 8,50 metros às 5h deste domingo (29).

Doze cidades em situação de emergência

Em um relatório divulgado às 14h deste sábado (28), a Defesa Civil do Estado informou que 32 cidades foram afetadas pelas chuvas, sendo que 12 decretaram situação de emergência: Joaçaba, Palmitos, Rio das Antas, Herval do Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Capinzal, Itapiranga e Videira.

Barragem Sul em Ituporanga (Rádio Sintonia)
Barragem Sul em Ituporanga (Rádio Sintonia)

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome