Um laudo pericial atestou a sanidade mental do autor do ataque a um centro de educação infantil no dia 5 de abril de 2023 em Blumenau. Quatro crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas, sendo que o autor se entregou em seguida.
O exame havia sido solicitado pela Defensoria Pública. A juíza responsável da 2ª Vara Criminal da comarca de Blumenau deferiu o pedido e o exame foi realizado por um médico perito oficial do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. O laudo descreve o exame realizado e responde aos quesitos formulados pela juíza e pelas partes.
Quanto à conclusão sobre a capacidade do réu, o perito concluiu que, à época dos fatos, ele apresentava total capacidade de entendimento dos seus atos e total capacidade de se determinar de acordo com esse entendimento. Com o resultado, que foi anexado ao processo, o médico legista atestou a sanidade para responder pelos atos.
Conforme denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de 18 de abril, o réu é acusado por quatro homicídios qualificados (por motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e por cometer crime contra menores de 14 anos) e cinco tentativas de homicídio qualificado.
O processo, que tramita sob sigilo, aguarda agora o prazo das partes para se manifestarem, caso queiram, sobre o laudo. O acusado permanece preso preventivamente, sem prazo determinado.
O ataque
Uma creche localizada no início da Rua dos Caçadores foi atacada por um homem na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau. Quatro crianças foram mortas e outras foram encaminhadas a hospitais com ferimentos.
O autor pulou o muro da creche Cantinho do Bom Pastor, localizada na Rua dos Caçadores, por volta das 9h. Em posse de um machado, passou a atacar as crianças que estavam na área externa de forma indiscriminada.