Atividades do Primeiro Junho verde iniciam nesta segunda-feira

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) vai realizar neste ano a primeira edição do Junho Verde. O evento, criado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (Gteal), é coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental da Faema e foi instituído pela Lei Ordinária n° 8.288 de 23 de maio de 2016. Durante todo o mês de junho, mais de 50 ações serão promovidas por várias entidades com o intuito de pensar uma cidade mais sustentável.

Serão realizadas ações como plantio e distribuição de mudas, visitas dirigidas, passeios, palestras, oficinas, exposições, mesas redondas, tudo com o tema envolvendo o meio ambiente e a sustentabilidade. A programação pode ser acessada neste link.

A abertura do evento ocorre nesta segunda-feira, dia 30 de maio, no auditório do bloco T da Furb. Será uma mesa redonda com o tema “A possibilidade de uma ética ambiental”, que introduz o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano. O evento está programado para as 19h. A atividade é aberta ao público e a entrada é franca.

ebc74ce1ce56265b80255646653fafe4

O educador ambiental da Faema, José Sommer, explica que o movimento junho verde surgiu para substituir a Semana Municipal do Meio Ambiente, que já era realizada em Blumenau. “O que vinha acontecendo nos últimos anos é que as atividades relacionadas a semana do meio ambiente já não cabiam no programação e se estendiam durante todo o mês, por isso decidimos criar o movimento Junho Verde”, explica.

Ainda segundo o educador, outras cidades do país também já realizam o movimento de conscientização ambiental. “A escolha do nome foi para padronizar a campanha em prol do mesmo objetivo, assim como é o Maio Amarelo ou o Outubro Rosa, por exemplo”.

Além da programação aberta ao público, que vai ocorrer em diversos locais da cidade, escolas públicas e privadas vão promover várias atividades para os alunos, enfatizando a educação ambiental.

Diorgnes Saldanha Lima

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome