quarta-feira, 29 de junho de 2022
14.4 C
Blumenau

Aqueles que perdemos – Gilberto Ziebarth

Gilberto Ziebarth (Blumenau, 1962-2022) serviu na infantaria da FORÇA AÉREA BRASILEIRA na Base Aérea de Florianópolis – BAFL na década de 1980.

A Base Aérea de Florianópolis traça sua descendência do antigo Centro de Aviação Naval, criado a 10 de maio de 1923 para atender as atividades da antiga Aviação Naval. Sua história confunde-se com a própria história de Santa Catarina e de sua capital. Durante a 2ª Guerra Mundial, aeronaves da FAB desempenharam missões de patrulha anti-submarina e proteção a comboios a partir da BAFL. Com a declaração de guerra aos países do Eixo, amplia-se o seu efetivo de aviões, com a introdução das aeronaves Catalina, destinadas ao patrulhamento do Atlântico-Sul.

No dia 14 de dezembro de 2004, Ten.-Brig.-do-Ar Sergio Pedro BambiniI foi agraciado com o título de Cidadão Blumenauense, pela marcante atuação nas enchentes de 1983. Homenagem do povo de Blumenau à Força Aérea Brasileira. Tal homenagem foi concretizada pelo empenho do Sr. Gilberto Ziebarth, de Blumenau, ex-soldado da Base Aérea de Florianópolis, grande amigo da Força Aérea e testemunha das operações da FAB, no Vale do Itajaí, em 1983.

Gilberto Ziebarth
Gilberto Ziebarth

Em 2014 Sr. Gilberto Ziebarth recebeu da Assembleia Estadual de Santa Catarina título de Cidadão Honorário de Florianópolis pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Em 11 de novembro de 2019, nas comemorações dos 48 anos de instalação da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada Silva Paes, em Santa Catarina Sr. Gilberto Ziebarth, então presidente da Sociedade Amigos do 23º Batalhão de Infantaria, foi homenageado com o Diploma Amigo da Brigada na sede da instituição, no Centro de Florianópolis.

Aficcionado por aviação e aeromodelista Sr. Gilberto Ziebarth foi um dos grandes apoiadores do Clube de Modelismo Asas do Vale de Gaspar e muito contribuiu na realização do Festival Internacional de Aeromodelismo – FESBRAER.

Sr. Gilberto Ziebarth, antigo presidente da Sociedade de Amigos do Batalhão – SAB/23° BI, ao longo de mais de 20 anos acompanhou a história do Sentinela do Vale e não poupava esforços para dar apoio ou buscar soluções ao 23° BI – Batalhão Jacintho Machado de Bittencourt.

Sr. Gilberto Ziebarth faleceu no dia 20 de maio de 2022. O sepultamento ocorreu em Blumenau (SC).

Que o Senhor dos Exércitos o receba em sua glória para seu eterno e merecido descanso!

Sérgio Campregher
Sérgio Campregher
Sérgio Campregher é historiador pela Uniasselvi/Fameblu e fala sobre política nacional e internacional e curiosidades. Escreve de Blumenau.