AlertaBlu registrou temperatura de -1ºC na Nova Rússia em Blumenau

Experimento do AlertaBlu na Nova Rússia
Experimento do AlertaBlu na Nova Rússia

O serviço meteorológico da Prefeitura de Blumenau, AlertaBlu, registrou temperatura de -1°C no ar e -4°C na relva na região da Nova Rússia na sexta-feira (30). Na estação oficial, no Parque Ramiro Ruediger, a mínima foi de 4,2°C.

A diferença de temperatura entre a área urbana e outras regiões foi explicada pelos meteorologistas da Defesa Civil como microclimas. Além da menor altitude, a temperatura é alterada pelas edificações, asfalto, pessoas e veículos.

“Assim, esta grande urbanização acaba impactando na temperatura observada pela estação meteorológica, o chamado efeito ilha de calor que torna a região central mais aquecida do que as áreas ao em torno”, diz a nota.

Enquanto que o parque Ramiro está a 12 metros do nível do mar, o local da pesquisa está a 172 metros e com relevo acidentado, onde há montanhas com altitudes que variam entre 500 e 900 metros em todas as direções.

“Esta complexidade do relevo e cobertura do terreno possibilitam que, em noites de céu claro e pouco vento, como foi a madrugada desta sexta-feira, ocorra uma combinação de perda radiativa da superfície com o escoamento de ar frio das encostas das montanhas para os locais de menor altitude, propiciando um intenso resfriamento superficial local, fenômeno conhecido popularmente como Efeito de Baixada”, explica.

A nota ainda afirma que regiões como Nova Rússia, Progresso, Vila Itoupava, algumas áreas do Garcia e Velha, entre outros, também podem apresentar temperaturas mais baixas em relação à região central, como foi observado durante o experimento.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome