Saúde de Blumenau imunizou cerca de 11 mil pessoas neste sábado

Vacina contra o vírus influenza (Michele Lamin/PMB)
Vacina contra o vírus influenza (Michele Lamin/PMB)

O Dia “D” para vacinação contra a influenza, realizado neste sábado (4), resultou na aplicação de aproximadamente 11 mil doses. Já são mais de 43 mil pessoas dos grupos prioritários imunizados e a campanha segue até 31 de maio.

O resultado foi divulgado pela Secretaria de Saúde e representa mais que o dobro das doses aplicadas no Dia D último ano, de 4.273 vacinas. A meta é imunizar 90% de um total de 111.031 pessoas dos grupos prioritários. Uma morte já foi confirmada na cidade por conta da gripe, a de uma mulher de 79 anos.

Vacinação

No início da campanha foi dada prioridade para crianças acima de seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas, que são mulheres no período de até 45 dias após o parto. Desde o dia 22, os demais grupos, que incluem pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, também podem procurar uma das 47 salas de vacina.

A orientação é de que os idosos levem documento que comprove a idade; professores tenham em mãos folha de pagamento recente; trabalhadores de saúde apresentem carteira de registro profissional ou último holerite. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, independente da idade. Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas devem se dirigir até as unidades de acompanhamento para receber a vacina.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome