quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
28 C
Blumenau

Prova de vida do INSS volta a valer a partir de junho nas agências

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que ganham acima de um salário mínimo terão seus benefícios reajustados em 6,58% este ano - foto de Antonio Cruz/Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que ganham acima de um salário mínimo terão seus benefícios reajustados em 6,58% este ano – foto de Antonio Cruz/Agência Brasil

A partir de junho, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixarem de realizar a prova de vida voltarão a ter o benefício cortado, informou hoje o órgão. A exigência estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19.

Inicialmente, a retomada da prova de vida estava prevista para maio, mas foi adiada em um mês pela Portaria 1.299 do Ministério da Economia, publicada ontem (13) no Diário Oficial da União.

Em maio, ocorrerá o bloqueio de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia. Estes devem ir à agência regularizar a situação. De março de 2020 em diante, os prazos serão retomados de forma gradual, para evitar aglomerações nas agências bancárias.

A portaria estabeleceu o seguinte calendário de transição para a prova de vida para os segurados do INSS.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas