Prefeitura intensifica trabalhos de manutenção após chuva na região Sul

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Blumenau intensificou os trabalhos de manutenção, limpeza e desobstrução das vias afetadas pela forte chuva da ultima quarta-feira (04).

Equipes atuam no recolhimento de entulhos e desobstrução de tubulações, com foco principalmente na região Sul da cidade, mais afetada pela enxurrada. Nas demais localidades, os trabalhos de manutenção também acontecem, de maneira reduzida por causa do grande volume de trabalho exigido no distrito do Garcia Garcia.

O secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen, explica que o trabalho de desobstrução das vias está concentrado nas regiões e ruas em que existe a passagem do transporte coletivo.

“Nossas equipes trabalharão durante todo o final de semana e a partir de segunda-feira, dia 9, os trabalhos continuam com o reforço das equipes, uma vez que as empreiteiras que prestam serviços para a Prefeitura retornam suas atividades após o recesso do final de ano”, explica.

No final da manhã desta sexta-feira, dia 6, o prefeito em exercício, Mário Hildebrandt, se reuniu com os secretários de Serviços Urbanos e Defesa do Cidadão, além de representantes da URB e Secretaria de Desenvolvimento Social. O tema do encontro foi a atual situação da cidade após a enxurrada.

Desde a noite de quarta-feira, 226 ocorrências foram registradas, sendo 115 deslizamentos de terra. A previsão é que todas as ocorrências sejam atendidas até o meio-dia deste sábado (07). Ao todo, seis famílias estão desalojadas em Blumenau.

A estimativa e que sejam necessários R$ 10 milhões para a recuperação das vias e tubulações atingidas pela enxurrada. No início da próxima semana um relatório será enviado a Secretaria do Estado de Defesa Civil, com o pedido de recursos para a recuperação das áreas atingidas. O prefeito em exercício explica que, com a chegada dos recursos, o objetivo será reconstruir o que foi atingido pela chuva.

“O que pretendemos e buscar recursos para melhorar as tubulações que já existem. A região do Garcia infelizmente foi muito afetada e já tem um histórico de chuvas em grande quantidade. Precisamos trabalhar buscando amenizar o problema das enxurradas, tão comuns nessa época do ano”, destaca.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome