Prefeitura anuncia entrega de sensor e réguas para medição do Rio Itajaí-Açu

A Prefeitura de Blumenau realiza nesta sexta-feira (20) a inauguração simbólica do novo sensor para medição do nível do Rio Itajaí-Açu e réguas de medição para monitorar a elevação em casos de risco.

O novo sensor funciona via radar e foi doação da empresa MKS Sistemas de Automação e Telemetria. Ele é integrado com o AlertaBlu, transmitindo dados em tempo real por meio de link dedicado, monitorando o nível do rio.

Também será inaugurada uma seção de 17 réguas instaladas na Avenida Beira-Rio, que amplia a condição do município em monitorar a elevação do rio em eventos de inundação. Elas haviam sido instaladas anteriormente.

Novo sensor para medição do nível do rio - foto de Marcelo Martins
Novo sensor para medição do nível do rio – foto de Marcelo Martins

As estruturas de suporte às réguas foram doadas pela empresa Electro Aço Altona, de Blumenau. Já os medidores foram fornecidos pela Epagri, prestadora de serviços à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Para o secretário da Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, Blumenau está fortalecendo sua estrutura para melhor agir diante de um desastre. “Muito já aprendemos com as catástrofes, mas muito ainda temos a aprender. A Defesa Civil atualmente está bem preparada, tanto no quesito suporte técnico, quanto de equipe capacitada para enfrentar situações adversas”, salienta.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome