quinta-feira, 18 de agosto de 2022
17.6 C
Blumenau

Casos da varíola do macaco são confirmados em Blumenau

O município de Blumenau já possuí ao menos três casos confirmados de varíola do macaco, também conhecida como Monkeypox. O comunicado sobre os casos foi realizado neste sábado (6) pelas redes sociais pelo prefeito Mário Hildebrandt.

“São três homens de 26, 28 e 50 anos, moradores da cidade. Todos os casos são considerados estáveis e seguem em isolamento domiciliar”, comunicou Hildebrandt. Ele informou que serão feitas investigações sobre as contaminações.

Pelo menos 21 casos foram da Monkeypox já foram confirmados no estado de Santa Catarina, sendo nove em Florianópolis.

Prefeitura de Blumenau - foto de Marcelo Martins
Prefeitura de Blumenau – foto de Marcelo Martins

Transmissão da doença

A Monkeypox considerada uma zoonose viral, quando o vírus é transmitido a partir de animais. Os sintomas são semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora menos grave. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de infectados ou objetos contaminados, segundo nota da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). O órgão informou ainda que o contato de parceiros sexuais parece ser o modo provável de transmissão do surto.

Os infectados devem se manter em isolamento, além de evitar o contato com animais, domésticos e selvagens, para evitar a propagação do vírus.

Lucas Baldin
Lucas Baldin
Jornalista e designer gráfico. Atua na produção de textos e audiovisual.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas