Um bebê recém nascido asfixiado com leite materno foi salvo por um bombeiro voluntário e policiais militares ontem (7) no bairro Carijós, em Indaial. A criança voltou a respirar após a aplicação da manobra de Heimlich.
Os policiais patrulhavam a Rua 15 de Novembro, bairro Carijós, quando avistaram um pai correndo com um bebê nos braços. Era um recém nascido já com a cor roxa, pois havia se engasgado com leite materno.
O bombeiro voluntário Márcio Sangaletti avistou a situação e embarcou na viatura para se deslocar ao Hospital Beatriz Ramos. O bombeiro aplicou a manobra “Heimlich” durante o deslocamento e desobstruiu as vias aéreas do bebê.
A criança, de apenas um mês, voltou a respirar e passou apenas por exames no hospital, sendo liberada em seguida.
Manobra de Heimlich:
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias.
A manobra foi criada pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga as orientações.
Técnicas para bebês:
Para adultos: