A Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich recebeu a instalação temporária de três lombadas físicas. Os redutores de velocidade serão implantados para permitir o avanço nos trabalhos de recuperação e reforço do viaduto, situado sobre a Rua Bruno Hoeltgebaum, no bairro Fortaleza.
A medida deve restringir a velocidade dos veículos no local para a média de 30 quilômetros por hora. A intervenção, de caráter extraordinário, vem assegurar o andamento das obras de concretagem na parte superior da estrutura, que também acontecem a partir desta quinta-feira, dia 24.
Para o êxito das execuções, é necessário minimizar a ocorrência de vibração no trecho, hoje gerada pela passagem em velocidade de carros de passeio, ônibus e caminhões. O rigor no procedimento tem o propósito de evitar futuras fissuras e outros danos ao concreto.
As obras de recuperação e reforço do viaduto vêm zelar pela segurança de veículos e pedestres que fazem uso da estrutura, diariamente. A manutenção está sendo viabilizada por meio de recursos próprios municipais, sob investimento de cerca de R$ 550 mil.
Alterações no trânsito vão até o fim das obras
Assim como o estreitamento da pista dupla para pista simples, em ambos os sentidos do tráfego de veículos, as lombadas físicas deverão permanecer no trânsito da Via Expressa por cerca de mais quatro meses, até a conclusão das melhorias. Durante o período, placas, cones e sinalização noturna auxiliam na orientação aos motoristas.
Paralelamente, as equipes trabalham na parte inferior do viaduto, com escoramento da área, junto à Rua Bruno Hoeltgebaum. Até o término da obra, também a rua se manterá com acesso fechado ao trânsito.
Denisse Lopes