Defesa Civil emite alerta para mais chuvas em Santa Catarina

Por conta de uma frente fria que avança pelo Sul do país, entre esta sexta-feira (13) e sábado (14), as chuvas devem marcar presença no Estado de Santa Catarina. Na tarde da última quarta-feira (11), a Defesa Civil emitiu o alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terra, principalmente no Norte catarinense.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), pela manhã de sexta-feira, as chuvas devem se concentram primeiramente nas regiões do Oeste (35 mm), Meio Oeste (35 mm), Planalto e Litoral Sul (50 mm).

Nas demais regiões catarinenses, a previsão é de contar com a frente fria – chuva – durante a noite. No sábado, por sua vez, estima-se que as regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul acumulem 50 mm de chuva. Na capital catarinense, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, pode chover em torno de 25 mm a 35 mm.

Alerta

O mau tempo pode causar inundações no Planalto Norte, bem como no Vale do Itajaí e Bacia do Rio Canoas. Com isso, em virtude dos elevados acúmulos de chuvas, há riscos de deslizamentos de terra.

Acúmulo de chuvas (Imagem: Inmet)
Acúmulo de chuvas para as próximas 96 horas  (Imagem: Inmet)

 

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome