Controladores semafóricos da Rua General Osório em teste nos domingos

A Secretaria de Planejamento Urbano está realizando nesta semana a revisão da sinalização de trânsito das faixas reversíveis da Rua General Osório entre a rotatória da Rua dos Caçadores até o Terminal Oeste. O novo sistema, que será gerido por controladores semafóricos, otimizará o fluxo da região, tornando a via duplicada nos horários de pico, no sentido onde houver a maior demanda.

Dois testes dos controladores semafóricos foram programados pelo município e ocorrerão nos dois próximos domingos (18 e 25), antes do início da operação em definitivo da faixa reversível, que deve iniciar provavelmente no dia 28 de julho.

O norte para os motoristas deve ser sempre seguir a indicação do controlador semafórico. O sinal verde na faixa reversível em direção ao Centro estará ativo a partir das 4h da manhã, seguindo assim até 15h30. Das 16h até 3h30 da manhã, o sinal verde da pista central fica liberado em direção ao bairro.

Controladores semafóricos da Rua General Osório - foto de Marcelo Martins
Controladores semafóricos da Rua General Osório – foto de Marcelo Martins

Aos fins de semana o fluxo pela faixa reversível fica aberto das 4h horas da manhã até 11h da manhã em direção ao Centro. Das 11h30 até 3h30 horas da manhã o sinal verde permitirá o acesso em direção ao bairro.

Segundo o secretário de planejamento, Éder Boron, os condutores terão de respeitar a sinalização. “O controlador semafórico é que irá nortear o motorista sobre o uso da faixa reversível. Se adaptando a isso, a comunidade ganha uma via duplicada para saída e entrada do bairro conforme os horários estabelecidos”, avalia.

Tanto no momento do teste, quanto nas primeiras semanas em operação, a Guarda de Trânsito auxiliará os condutores da região para facilitar no entendimento do novo fluxo da pista central. Com a efetivação das faixas reversíveis, toda conversão à esquerda ao longo das faixas reversíveis tanto para lindeiros quanto em ruas perpendiculares fica proibida, sendo obrigatório o uso das rotatórias para retorno.

Ao longo do perímetro da Rua General Osório, cinco pontos de retorno estão disponíveis para que o condutor faça a devida conversão em segurança, sendo a própria rotatória da Rua dos Caçadores; depois na Rua Paranapanema; na rótula em frente à Cooper; na rotatória na entrada da Rua Água Branca e por fim no Terminal Oeste.

Um comentário

  1. Nunca vi a preferencial sendo de quem acessa uma entrada particular, como na rotatória da Cooper, o trânsito para até a Humberto de Campus nós horários de pico, será que ninguém da prefeitura está vendo o erro? Ou seria outra coisa?

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome