Conta de energia terá redução média de 7,8% em Santa Catarina

Tarifa de energia mais barata em Santa Catarina - foto de James Tavares / Secom
Tarifa de energia mais barata em Santa Catarina – foto de James Tavares / Secom

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (20) a redução nas tarifas de energia da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A redução média será de 7,8% para os consumidores, chegando a 9,77% aos residenciais. A Celesc atende 3 milhões de unidades consumidoras em 264 municípios.

A redução na tarifa da é válida a partir de 22 de agosto. O efeito para os consumidores residenciais será a redução de 9,77%. Para os atendidos na baixa tensão, como agropecuária e cooperativas rurais, será de 9,16% e para os atendidos na alta tensão, como indústrias e shoppings, a redução será de 5,53%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. No caso da Celesc a Aneel informou que  o pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente -6,87%. Houve ainda redução dos custos com aquisição de energia, – 0,67% no cálculo do reajuste.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome