A empresa estatal Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) afirmou em nota que trabalha para restabelecer a energia em todo o Estado ainda neste domingo (5). O sistema teve o maior dano em 60 anos durante o ciclone de terça-feira.
De acordo com a Celesc, 1,5 milhão de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica até a noite de terça-feira, dia em que o ciclone atingiu todo o Estado e matou ao menos dez pessoas. É o maior dano da história de operação.
Cerca de duas mil unidades consumidoras continuam sem energia em Blumenau até a publicação da reportagem, o que representa pouco mais de 1% do total. A cidade chegou a ter mais de 50% do sistema comprometido após o ciclone.
Até a manhã deste sábado, 97% do sistema elétrico já estava em funcionamento no Estado pela atuação de 300 equipes da estatal. As regiões mais atingidas foram a Grande Florianópolis, o Planalto Serrano e o Planalto Norte.
Segundo a empresa, a previsão é de que os trabalhos de normalização sejam concluídos ainda neste final de semana. Para comunicar a empresa a falta de energia elétrica, a orientação é para que o faça por meio do App Celesc no Android e iOS.
Outra opção e o envio de SMS para 48196, com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora. Com a alta demanda do Call Center (0800 48 0196), pode haver atraso no atendimento ou na identificação dos locais afetados.