Benvetex nega que esteja causando poluição ambiental em Indaial

No dia 18 de agosto o Farol Blumenau publicou a matéria ‘Após mobilização no Facebook, empresa de Indaial é notificada por poluição’. A reportagem cita que o vereador de Indaial Osvaldo Metzner, o “Santo Antônio” (PMDB/SC), depois da mobilização pública, obteve com a gerente regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Rosemari Bona, um documento de notificação dirigido à Benvetex Tinturaria e Estamparia.

Contudo, a Benvetex nega que hajam irregularidades. “O parque fabril está equipado com estação própria de tratamentos de efluentes de última geração, com capacidade superior ao volume, e devidamente certificado junto ao órgão ambiental competente. Esta unidade de tratamento libera seus efluentes nos padrões de emissão, atendendo as disposições legais federais e estaduais”, afirma a empresa em nota.

De acordo com Fabiana Elizabete Backes, advogada da Benvetex, “a fiscalização efetuada pela Fatma nas dependências da empresa levantou apenas sugestões de melhorias nas áreas externas da unidade de tratamento de efluentes”. Ela classificou as informações repassadas pelo vereador Santo Antônio como “equivocadas”.

O que diz a FATMA

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) registrou que fiscalizou a empresa após denúncia de forte odor – conforme apurado pelo Farol – e notificou a Benvetex de que a ocorrência deste odor, aparentemente, deve-se à “necessidade de adequar a descarga de fundo de decantador da estação de tratamento de água, pois o mesmo estava sendo lançado de volta para o corpo receptor, sem o devido tratamento”.

Veja a notificação publicada pelo parlamentar:

documento01

O que diz a população e o parlamentar

Segundo Elias Schroeder, membro do grupo Respira Indaial, após a publicação do documento “aparentemente reduziu drasticamente o nível de odores na região”. Procurado pela reportagem, o vereador Osvaldo Metzner disse que “minhas declarações foram baseadas no relatório” e que “vou me pronunciar após o posicionamento da Fatma no final do período de adequação da empresa.”

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome